Os textos publicados pelo Panorama são submetidos pelos autores a partir de um prévio convite do Conselho Editorial. As edições do Panorama são temáticas, cabendo ao Conselho Editorial: (a) definir o eixo temático geral para cada edição; (b) indicar e convidar os pesquisadores considerados aptos a tratar dos temas definidos; (c) avaliar o material submetido e propor alterações consideradas importantes para a versão final a ser publicada; (d) traduzir os textos originalmente escritos em português para a língua inglesa, ou vice-versa.
Os autores são convidados a escrever artigos com até 7.000 caracteres (com espaços), em português ou inglês. Os artigos devem ter título, e os autores devem indicar três palavras-chave associadas ao texto. Referências a outras obras devem ser usadas com parcimônia, e as informações básicas (autor, ano, nome completo da publicação) para que o leitor possa acessá-las devem estar integradas ao texto.
Exemplo:
O acrônimo BRIC foi originalmente cunhado, em 2001, pelo economista inglês Jim O’Neill, do Banco Goldman Sachs, no estudo Building Better Global Economics, em que apontava a influência das economias emergentes de Brasil, Rússia, Índia e China sobre o futuro do conjunto da economia global.
Em caso de citação direta e/ou indicações de outras obras, referências completas devem ser inseridas em notas de rodapé, conforme a NBR 6023/2002. Elementos adicionais podem ser solicitados ao autor durante o processo de editoração do texto.
Exemplo:
O conjunto de trabalhos organizados sob o título 25 anos de Economia Gaúcha, publicado em 1976, tratava da indústria do Estado como “[…] estreita e indissoluvelmente vinculada à economia nacional […]” (FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA,1976, p. 19).1
1 FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA. Análise da Indústria de Transformação no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: 1976. (25 anos de economia gaúcha, v. 4). Disponível em: < http://cdn.fee.tche.br/publicacoes/digitalizacao/25-anos-economia-gaucha/vol-4.pdf >. Acesso em: 13 ago. 2015.
Dados expostos em tabelas ou gráficos devem ser acompanhados de nota especificando a sua fonte, em formato de referência bibliográfica, de acordo com a NBR 6023/2002.
A primeira versão do artigo, conforme submetida pelo autor, é analisada pelo Conselho Editorial, que pode sugerir alterações. A versão final do artigo é revisada pelo Núcleo de Documentação (NDOC) e pelo Núcleo de Revisão e Editoração (NRE) da FEE e, depois, encaminhada ao autor para validação das alterações. A versão revisada na língua original (português ou inglês) é traduzida pelos membros do Conselho Editorial (para inglês ou português). A versão traduzida passa por revisão do NRE, sendo posteriormente encaminhada tanto ao autor quanto ao responsável pela tradução, para verificação final antes da publicação.